sábado, 9 de março de 2013

Mitos e verdades do chá verde


Mitos e verdades do chá verde

a bebida ajuda na perda de peso e faz bem à saúde

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
Por Renata Demôro
Com a promessa de emagrecer, ele virou febre no Brasil, mas você sabe como o chá verde deve ser consumido para ter o efeito esperado? A seguir, a nutricionista e personal diet Karla Oliveira explica responde aos principais mitos e verdades sobre a bebida.
  • 1
    O consumo de chá verde pode ajudar na perda de peso
    Verdade. Os flavonóides presentes no chá verde possuem a capacidade de atuar sobre o sistema nervoso simpático, que regula a queima de gorduras. A bebida aumenta a queima de calorias, previne o depósito de gorduras no organismo e regula o peso corporal.
  • 2
    O chá verde não deve ser adoçado
    Parcialmente verdade. Não é recomendado utilizar açúcar branco ou adoçante sintético para adoçar qualquer tipo de chá, mas o mel pode ser uma boa alternativa para quem não consegue consumir a bebida ao natural.
  • 3
    Beber chá verde é o mesmo que consumir água
    Mito. Além da cafeína, o chá verde contém outras substâncias benéficas para o organismo. A bebida é rica em aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro, além de flavonóides, que fazem bem para circulação sanguínea.
  • 4
    Só deve beber chá verde quem quer emagrecer
    Mito. Estudos já mostraram que o consumo regular do chá verde pode fazer bem à saúde. Pesquisas apontam que a bebida tem influência positiva no tratamento de inflamações e tumores, evita a hipoglicemia e o entupimento das artérias.
  • 5
    Não existem contraindicações para o consumo de chá verde
    Mito. Pessoas portadoras de doenças cardíacas, hipertensos e grávidas não devem consumir o chá verde. A bebida possui alta concentração de teofilina, que é um potente vasoconstrictor, e pode promover o aumento da pressão arterial, levando a frequências cardíacas irregulares, conhecidas como arritmias.
  • 6
    Uma xícara de chá verde junto às refeições é o suficiente para a perda de peso
    Mito. Segundo pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, o chá verde tem o poder de aumentar em 4% a queima de gordura corporal em indivíduos que ingerem a quantidade estipulada pela American Dietetic Association (ADA): 4 a 7 xícaras diárias. 
  • 7
    Os chás de saquinho e o efervescente são eficientes como a erva natural
    Verdade. Os chás de saquinho ou na versão efervescente possuem as mesmas substâncias provenientes das folhas da erva Camelia sinensis, mas em concentrações diferentes da erva natural, que é mais poderosa. Procure adquirir produtos feitos a partir de folhas frescas, que possuem maior potencial de ação.
  • 8
    A ação da bebida no organismo não tem relação com a sua forma de preparo
    Mito. A melhor forma de preparar o chá à base de ervas naturais é na proporção de 1 grama de folhas para 100 ml de água. Deixe em infusão por cinco minutos, em uma temperatura alta, em torno de 80°C. Para aproveitar todas as suas propriedades benéficas, recomenda-se ingerir a bebida, no máximo, 15 minutos após o preparo.
  • 9
    Para emagrecer, posso beber chá verde o dia todo
    Parcialmente verdade. Rico em cafeína, o chá pode interferir na qualidade do sono, principalmente, no caso de pessoas que já apresentam tendência para insônia. Considerada uma bebida estimulante, ela não deve ser consumida à noite. 

Os cinco exercícios que mais queimam calorias


Os cinco exercícios que mais queimam calorias

surpresa: musculação queima muitas calorias, inclusive após a aula!

Por Renata Demôro

Todo mundo sabe que praticar exercícios regularmente previne doenças e espanta a depressão, mas é só surgir uma aula que promete queimar mais calorias para lotar academias pelo país. E você acha que apenas os exercícios aeróbios ajudam a emagrecer? “O que determina a queima calórica é o tempo e a intensidade do exercício. Uma sessão de musculação intensa pode gastar mais calorias do que uma caminhada leve, por exemplo”, explica Ricardo Wesley, professor da Cia Athletica. A seguir, veja os cinco exercícios que mais queimam calorias e escolha o seu:
  • 1
    Corrida
    Segundo Eduardo Netto, profissional de educação física e coordenador técnico da BodyTech, a corrida continua no topo da lista. “Uma pessoa que corre 12 quilômetros em uma hora perde cerca de 750 calorias. É importante lembrar que, se você quer emagrecer, precisa acumular 3500 calorias gastas ao longo de uma semana, apenas com exercícios físicos. Isto significa praticar, diariamente, alguma atividade que gaste uma média de 500 calorias por hora”, explica o professor. De acordo com Ricardo Wesley, mesmo a corrida intervalada está entra as modalidades que mais gastam calorias.

    Corredor amador: veja prós e contras dos diferentes terrenos
  • 2
    Hopping
    Na aula de hopping o grande destaque é o uso de um calçado esportivo, chamado kangoo jumps, que absorve 80% do impacto e impulsiona o corpo. “Em uma hora de aula é possível perder 600 calorias. Os exercícios ainda trabalham a musculatura dos membros inferiores, melhoram a postura e diminuem a celulite", explica o treinador Ricardo Wesley. O hopping é praticado em grupo, com divertidas coreografias.

    Cross fit: conheça a modalidade
  • 3
    MMA Fitness
    Inspirada na prática de MMA, a aula trabalha diferentes grupamentos musculares, garantindo corpo definido e gasto calórico elevado. “Com movimentos inspirados no jiu-jitsu, muay thai, boxe e capoeira, é possível perder até 550 calorias em uma hora de aula”, diz Eduardo Netto. Ricardo Wesley explica que, além de auxiliar na perda de peso, as lutas também trabalham outros aspectos importantes, como coordenação e resistência, além de estimular positivamente o sistema cardiovascular.

    Lutas para mulheres: confira os benefícios
  • 4
    Musculação
    Engana-se quem pensa que a musculação está entre as modalidades com menor queima calórica. “Em cerca de uma hora de aula é possível gastar 500 calorias. A grande vantagem da musculação é que ela promove gasto calórico mesmo quando o aluno está em repouso, ou seja, depois de praticar a atividade seu corpo continua queimando as reservas de gordura”, recomenda Ricardo Wesley.

    Academia: veja os erros que você não quer cometer
  • 5
    Natação
    A natação queima muitas calorias sem o impacto provocado pela corrida e outros exercícios praticados no solo. Por este motivo, também é uma modalidade democrática, que pode ser praticada por quem sente dores nos joelhos ou coluna durante outras atividades. “Com uma hora de natação é possível perder 500 calorias. A atividade trabalha diferentes grupos musculares ao mesmo tempo, como membros inferiores, abdômen, costas e peitoral. A prática regular ainda melhora o sistema cardiovascular e respiratório”, orienta o professor Ricardo Wesley.

    Natação no mar: veja os benefícios

Brócolis e tomate: uma dupla a favor da saúde


Brócolis e tomate: uma dupla a favor da saúde

ASSUNTOS: Dietas

saiba mais sobre esses alimentos importantes

O brócolis é um vegetal em que as folhas, flores e talos são comestíveis. Pouco calóricos - cada 100 gramas contêm apenas 36 calorias, ou seja, quase nada -, os brócolis pertencem ao time dos vegetais crucíferos, sendo primos próximos do repolho, da couve-flor e do nabo, mas com alguns diferenciais. Têm cálcio e vitamina para dar e vender e fazer inveja a todos os seus parentes. E também têm fitoquímicos como sulforafano, que evita úlceras e gastrites, além de componentes que impedem mutações malignas nas células, protegendo o organismo contra vários tipos de câncer.

O brócolis possui ainda outros compostos ativos, como os isotiocianatos, os flavonóides e os carotenóides, todos considerados guardiões das células. Agem principalmente contra o envelhecimento, neutralizando os radicais livres, que causam danos às células saudáveis.

Brócolis é rico vitamina C

É uma hortaliça muito rica em vitamina C (importante para o sistema imunológico e absorção do ferro) e cálcio. Também apresenta concentração de vitamina A, fibras, ácido fólico, selênio e potássio. Além de ser rico em fibras e reduzir o colesterol, ele ajuda a acelerar a eliminação do estrogênio do organismo e é uma excelente fonte de cromo — que ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue. É importante destacar que para que estes benefícios ocorram, o consumo dos brócolis deve ser regular, em longo prazo e aliado aos hábitos de vida saudáveis.

Confira os contatos dos profissionais envolvidos neste episódio do programa Perdas e Ganhos

Na culinária, é utilizado de diversas formas: refogado, em sopas, suflês, saladas, molhos, recheio de massas e tortas, gratinado ou no vapor. O cozimento deve ser feito em vapor ou em panela tampada com pouca água, pelo menor tempo possível. O cozimento em excesso leva à perda de nutrientes e prejudica a textura. Se você não gosta do sabor ou da consistência, prepare um suco. Essa é a melhor forma de extrair todos os benefícios sem precisar comer a hortaliça.

Tomate é aliado na guerra contra o câncer
Muita gente não sabe, mas o tomate é um fruto, apesar de não ter a mesma doçura das outras frutas. Pelo contrário, ele tem um ligeiro sabor amargo e ácido. Mas, como são preparados e cozinhados como outros legumes, eles são categorizados dessa forma, da família dos legumes. Este fruto é o mais produzido no mundo, os chefes de cozinha o adoram e ainda, e mais importante, traz muitos benefícios à saúde.

Depois do crescimento de estudos e a comprovação de suas qualidades, ele integra a lista dos chamados alimentos funcionais. Ou seja, além dos nutrientes básicos, o tomate contém substâncias capazes de manter o bem-estar e de reduzir o risco de doenças. O tomate é rico em vitamina C (e ajuda no combate aos radicais livres), é rico  em vitaminas A, B, E, ácido fólico e em sais minerais, como fósforo, potássio e magnésio. As suas propriedades são muito conhecidas, mas a principal delas é ser um grande aliado na guerra conta o câncer.

Para usufruir de seus benefícios, é preciso ingerir pelo menos um tomate por dia

De acordo com as pesquisas, o tomate tem grandes quantidades de em um nutriente poderoso: o licopeno, que confere, além de tudo, o tom vermelho à fruta. O licopeno combate os radicais livres,retarda o envelhecimento e pode proteger o organismo contra o câncer.

Para se beneficiar dos valores nutricionais deste fruto, é preciso consumir pelo menos um tomate por dia. Para aproveitar os melhores efeitos, ele deve ser preparado de formas variadas: o tomate cozido ou em forma de molhos aproveita melhor o licopeno (o calor aumenta sua biodisponibilidade e é mais bem absorvido pela corrente sanguínea) e no tomate cru, a absorção da vitamina C é maior. Mas lembre-se sempre de lavá-lo muito bem após a compra e antes do consumo, principalmente, se for serví-lo cru, junto com saladas”.

Fonte: www.todavidanutricao.com.br

Suco de tomate pode ser melhor do que isotônico após treino, diz estudo


Suco de tomate pode ser melhor do que isotônico após treino, diz estudo

ASSUNTOS: ExercíciosBoa forma

licopeno é capaz de recuperar os músculos e regularizar níveis de açúcar no sangue


Por Renata Demôro


Você acaba de malhar e logo vai atrás de bebidas isotônicas ou energéticas para repor os minerais? De acordo com pesquisadores do Laboratório Geral de Química da Grécia, o suco de tomate pode ser a melhor fonte de substâncias capazes de recuperar os músculos da tensão provocada pelos exercícios.   

Treinar quatro vezes por semana é suficiente para ter corpo em forma, sugere estudo


Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram, durante seis meses, a performance e os sinais vitais de 15 atletas antes e depois do treino. Nove voluntários consumiram o suco de tomate, enquanto os outros consumiram sua bebida energética de uso habitual. 

Bebida recupera músculos e regula açúcar no sangueSegundo os cientistas, aqueles que beberam o suco de tomate regularmente após treinos intensos apresentaram recuperação muscular mais eficiente e rápida, além de terem normalizado os níveis de glicose. 

Licopeno: entenda os  benefícios para a sua saúde


Poderoso antioxidante, o licopeno, presente no tomate, parece ser o responsável por beneficiar a musculatura após a prática de atividades físicas intensas. A substância já é conhecida por prevenir problemas cardíacos e o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.

Fonte: http://gnt.globo.com/bem-estar/noticias/Suco-de-tomate-pode-ser-melhor-do-que-isotonico-apos-treino--diz-estudo.shtml




Transforme você em prioridade e melhore a autoestima


Transforme você em prioridade e melhore a autoestima

Organizar melhor a rotina acaba com o estresse e faz seu tempo render

Você mal consegue pensar em si mesmo de tão lotada que sua agenda anda ultimamente. Trabalho, família, relacionamento e compromissos sempre estão na frente de tudo, por mais que você lamente e tenha o desejo de fazer diferente. "A falta desse instante pessoal é um baque para a saúde e a autoestima, seu relógio biológico está sempre em atraso e o corpo vive cansado e sob estresse", afirma a psicóloga Andreia Calçada, especialista em Psicopedagogia Clínica, do Rio de Janeiro. Se você está sentindo na pele o peso de uma rotina atribulada e não vê a hora de dedicar um tempinho para si próprio, aproveite as dicas dos especialistas e aproxime esse momento.


Planeje o seu tempo
Procure se organizar no começo de cada semana, separando um momento para você. Contar com a sorte para arranjar um tempinho de sobra, normalmente, é furada. "Planejar as suas atividades deixa você mais preparado até para imprevistos, o que traz mais segurança e certeza de que terá o seu momento exclusivo", afirma a psicóloga Fabiana Albino Diniz, do Centro de Referência em Medicina Preventiva da Unimed Paulistana. 

Reunião de uma pessoa só
Não encare o momento para si mesmo como uma janela na sua agenda, que pode ser preenchida se alguma urgência do trabalho aparecer, mas sim como uma reunião com você mesmo, que não pode ser desmarcada. Comece com 15 minutos reservados e tente aumentar aos poucos. Certamente haverá censura de algumas pessoas que precisam de você, ignore. "Se preferir, nem explique o que está marcado, diga apenas que é um compromisso pessoal", afirma Andreia Calçada. "Sem essa pausa, vai chegar a um ponto em que você não vai conseguir mais o mesmo desempenho de sempre, tamanho o estresse."

Gaste esse momento sem trapacear
Pare para pensar: o que você realmente gosta de fazer? "Parece ser uma pergunta fácil, mas tem gente que passa tanto tempo sem pensar em si que mal consegue responder", afirma a psicóloga Andreia. Ela também recomenda se olhar no espelho: o que está te incomodando? É hora de cuidar desses pontos, a sua autoestima vai sentir os efeitos. Não vale usar esse tempo livre para quebrar o galho de alguém ou fazer a compra de supermercados da família.

Livre-se do que ocupa tempo no seu dia
Se soar absurdo ter um momento para você com tanta correria na rotina, faça uma poda na sua árvore de compromissos: corte as "pontinhas" que não fazem tanta diferença, como o hábito de arrumar todo dia a casa do mesmo jeito impecável, ir ao supermercado diversas vezes por semana, passar horas apenas bisbilhotando as redes sociais ou abrir todos os e-mails da sua caixa de entrada. O tempo poupado vai ser suficiente para você aproveitar do jeito que bem entender e relaxar um pouco.

Procure identificar o que te faz infeliz
Você é prioridade, então, repense o que te faz mal na rotina: a insatisfação no ambiente de trabalho, o trânsito, algum desentendimento dentro de casa, os quilos extras ou outro problema qualquer. "Muitas situações difíceis podem ser contornadas se você mantiver a força de vontade e souber o que quer", afirma Andrea Calçada. Pode ser uma mudança bem gradual, mas a simples sensação de que você pode - e vai - deixar as coisas melhores para si já serve de calmante. 

Diga não aos outros
Chega de engolir sapos, é impossível agradar todo mundo a todo o momento. "Cada um acha que a sua própria solicitação é mais importante, então é preciso que você avalie se realmente o pedido dos outros é urgente a ponto de você parar o que está fazendo", afirma a psicóloga Milene Rosenthal, do projeto Psicolink. Ter de interromper toda hora o que você está fazendo para atender demandas de outras pessoas pode causar a sensação de que você é incapaz de realizar as tarefas e não tem domínio sobre o seu tempo.

Peça ajuda quando necessário
Pare de vestir a capa de super-herói, ninguém dá conta de tudo sozinho. "Tem gente com medo de pedir ajuda e passar a impressão de incompetente, mas certamente outras pessoas já pediram uma mão sua e, nem por isso, você classificou como alguém incapaz", afirma a psicóloga Andreia. Pare de querer perfeição, pois tentar fazer tudo sozinho pode trazer resultados muito piores do que ter ajuda de outras pessoas.

Pense em... nada!
Vá para um lugar livre de outras pessoas, fique em silêncio e leve a mente para longe de tudo. O seu corpo merece essa pausa, que pode ser de apenas cinco minutos. "É uma questão de respirar e tentar descobrir o que você está sentindo, o autoconhecimento não deve ser deixado de lado", afirma Andreia Calçada. De quebra, você descarrega o peso do estresse e volta com mais disposição para as tarefas. 

fonte: http://www.dietaesaude.com.br/15506/transforme-voce-em-prioridade-e-melhore-a-autoestima

Fitness


Exercício ideal de acordo com cada objetivo.

Um programa completo de atividade física deve conter, os exercícios aeróbios, os anaeróbios e os exercícios que melhorem a flexibilidade mobilidade articular
tamanho da letra Diminuir letra Aumentar letra
Publicado em 09/02/2012
  
Se você deseja melhorar como um todo, o ideal é que faça estes três tipos de atividade. Desta forma você conseguirá os seguintes benefícios:
- Melhora do seu condicionamento cardio respiratório;
- Aumento da resistência, força e massa muscular;
- Aumento da flexibilidade;
- Maior mobilidade articular;
- Mudança da sua composição corporal, aumentando a massa muscular e diminuindo a porcentagem de gordura;
- Perda, manutenção ou ganho do peso corporal (dependendo do tipo de treino, carga);
- Prevenção de doenças ou ajuda no controle de algumas doenças;
- Melhora da coordenação, do ritmo e da memória;
- Bem estar e diminuição do estresse do dia-a-dia.


Apesar disso, algumas pessoas se focam num determinado objetivo e dispõe de pouco tempo para a prática dos exercícios. Nós sabemos que a regularidade na dieta e nos exercícios é que trarão a você os resultados esperados e que fazer exercícios 5 a 6 vezes por semana é melhor do que fazer 3 vezes por semana. Mas como nem sempre temos 6 dias na semana disponíveis para os exercícios, o ideal neste caso é que você permaneça o mais ativa possível e que tente fazer alguma atividade pelo menos 3 vezes na semana.


Muitas pessoas têm um objetivo específico e desejam saber qual a atividade mais indicada para alcançar este objetivo. Pensando nisto, relacionamos as atividades mais direcionadas em cada caso, embora você saiba que precisa dos exercícios aeróbios, dos anaeróbios e de muito alongamento.


Melhora do condicionamento cardio respiratório: Exercícios aeróbios como caminhada, corrida, bicicleta, dança, hidroginástica, spinning, step, transport, natação, jogos como futebol, voleibol etc...

 
Os exercícios anaeróbios também melhoram o condicionamento cardio respiratório, mas em menor proporção aos aeróbios. Além disso, se você deseja correr uma maratona, o foco são os treinos de corrida embora você deva fazer os anaeróbios e também os alongamentos.


Aumento da resistência muscular: Musculação ou exercícios resistidos (com pesos). Geralmente treinos com pouca carga e muitas repetições (em média de 30 a 40 repetições). Mas os aeróbios também são indicados. Você pode fazer um circuito alternando os exercícios aeróbios com os resistidos (com pesos). Pilates, aula de localizada, treinamento em cirucito, alternando os aeróbios e os exercícios com pesos, aula de trx ( treinemento em suspensão).


Aumento da força e da massa muscular: Musculação, com treinos com mais carga e poucas repetições. Existem muitos tipos de treinos de musculação. O ideal é mudar os treinos a cada 2 a 3 meses para dar novos estímulos ao músculo. Aula de body pump.


Enrijecimento ou endurance: Musculação. Você poderá alternar treinos com pouca carga e muitas repetições e treinos com muita carga e poucas repetições. Pilates, aula de localizada ou body pump.
Amenizar a gordura localizada: Você deverá fazer tanto os aeróbios de 5x a 6x por semana quanto os anaeróbios com muita carga e poucas repetições. Mas lembramos que dependendo do caso e do seu objetivo, apenas a cirurgia resolve.


Celulite e flacidez: Você deverá fazer tanto os aeróbios de 5x a 6x por semana quanto os anaeróbios com muita carga e poucas repetições. Uma drenagem linfática 2x na semana também ajuda as pessoas que retém muito líquido.


Melhora da coordenação, do ritmo e da memória: Aulas de dança, step, jump, body attack entre outras, embora você possa melhorar nestes quesitos também com alguns exercícios anaeróbios e outras atividades.


Perda de peso ou mudança da sua composição corporal: Você deve fazer exercícios aeróbios de 5x a 6x por semana, exercícios anaeróbios de 3x a 5x por semana e alongamentos.


Melhora da flexibilidade e mobilidade articular: Alongamentos, Yoga, Pilates, embora você também desenvolva outros benefícios com estas aulas.


Tudo isto deve ser associado a uma dieta alimentar balanceada e feito com acompanhamento de um bom profissional que mude o seu treino sempre que necessário.


O importante é fazer uma atividade que lhe de prazer, mas se você não sente prazer em nenhuma atividade a ajuda de um Personal Trainer que te dê estímulos e ânimo, pode funcionar.


Agora, se você é daqueles que adora jogar um futebol ou outro esporte coletivo nos finais de semana, ótimo,
mas mesmo assim é importante fazer um trabalho de fortalecimento muscular com a musculação, treinos de corrida que irão melhorar a sua performance no jogo e muito alongamento para relaxar a musculatura e aumentar a sua flexibilidade, caso contrário este futebol nos finais de semana poderá acarretar lesões devido a sobrecarga da atividade e falta de preparo muscular e do condicionamento físico.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Abdômen definido em casa


Aprenda uma sessão de abdominais para ter uma barriga sequinha




Se você quer desfilar com uma barriga sequinha por aí, saiba que os abdominais são exercícios obrigatórios e, infelizmente, não tem escapatória.
No entanto, para definir o abdômen é preciso perder peso ou a barriguinha vai continuar ali.
Publicidade
Para isso, não deixe de fora dos treinos os exercícios aeróbicos para garantir o gasto calórico. Para quem não sabe, os abdominaisajudam a diminuir aquela gordura que está logo abaixo da pele. Ou seja, sem eliminar o peso extra não adianta você fazer 200 ou 500 abdominais que a musculatura da sua barriga não irá definir.
Então, invista em uma alimentação balanceada, dê preferência rica em cereais integrais, frutas, vegetais e proteína como frango, peixe ou carne magra. Criar um espaço muito grande entre as refeições também não é o mais indicado, por isso, procure ingerir alimentos de forma regular durante o dia, evitando chegar às refeições com muita fome, permitindo assim que o organismo faça a digestão de forma progressiva.



Agora, se você já passou por essa etapa, saiba que diferente dos membros inferiores, os músculos do abdômen definem melhor com séries com baixas repetições, normalmente 12 a 15, no entanto, se a sua pretensão é apenas endurecê-lo, dobre o número de repetições. Gostou da dica, mas não sabe muito bem por onde começar? O educador físico, Emidio Peres, ensina como fazer uma série de exercícios abdominais para você ficar com a barriga sarada sem sair de casa.
Por Paula Perdiz

Auto-massagem no abdomem


domingo, 3 de março de 2013

Horário das refeições pode influenciar o emagrecimento


Estudo indica que almoçar mais cedo favorece a perda calórica

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 29/01/2013
Pesquisadores do Brigham and Womens Hospital (EUA), em colaboração com a University of Murcia e a Tufts University, na Espanha, descobriram que não é simplesmente o que você come, mas também quando você come que pode ajudar no emagrecimento. O estudo foi publicado dia 29 de janeiro no International Journal of Obesity.

Para avaliar a influência do horário das refeições na perda de peso, os cientistas acompanharam 520 participantes com excesso de peso que seguiram um programa de 20 semanas de tratamento para obesidade. As pessoas foram divididas em dois grupos: aquelas que comiam mais durante a manhã e as que preferiam comer em horários mais tardios - a refeição de referência foi o almoço. O primeiro grupo almoçou em qualquer momento antes das 15 horas, enquanto o segundo grupo fez a refeição após esse horário. Todos os participantes deveriam consumir no almoço 40% das calorias totais do dia.

Analisando os resultados, os autores descobriram que as pessoas que comeram mais cedo perderam mais peso durante o mesmo período do que aquelas que comeram mais tarde. Os especialistas explicam que o metabolismo das pessoas que comeram após as 15 horas era mais lento, tornando o ritmo de perda de peso igualmente mais baixo. Esse grupo também mostrou uma maior sensibilidade à insulina, um conhecido fator de risco para diabetes.

Os estudiosos notaram que o horário das demais refeições não desempenhava um papel tão significativo na perda de peso. Os pesquisadores também examinaram outros fatores tradicionais que atuam na perda de peso, como a ingestão de calorias totais, os hormônios do apetite leptina e grelina e a duração do sono. Entre esses fatores, os pesquisadores não encontraram diferenças entre os dois grupos, o que sugere que o momento da refeição foi um fator importante e independente no sucesso da perda de peso.

Sete atitudes para tornar a sua dieta mais empolgante
Fazer uma reeducação alimentar costuma gerar uma sensação de privação para aqueles que seguem a dieta e as orientações do nutricionista à risca. A mudança de hábitos, porém, deve ser gradual: escolhendo melhor as refeições e não abdicando dos pequenos prazeres à mesa, só que tudo na quantidade certa. Além disso, ao tornar o regime mais agradável, o comprometimento com a perda de peso aumenta e o objetivo é alcançado com maior facilidade. Saiba sete maneiras criativas para tornar a sua dieta ainda mais eficaz: 
1. Programar um timer 

Se você "engole" toda a sua refeição em cinco minutos uma boa solução é contar com a ajuda de um timer (um contador de tempo). Marque 25 minutos no aparelho e se esforce para comer mais devagar, mastigando várias vezes e aproveitando o momento do café da manhã, almoço e jantar para saborear a comida, lembrar o quanto cada alimento é gostoso e, de quebra, favorecer a digestão.

Além do timer, a nutricionista Daniela Cyrulin dá as seguintes dicas: conte as mastigadas, mastigue 20 vezes cada garfada. Procure comer acompanhando as outras pessoas da sua mesa. "Normalmente, quando comemos sozinho, comemos mais rápido para acabar logo", diz ela. Apoie os talheres na mesa após cada garfada. Só prepare a próxima garfada depois que já engoliu a anterior. Na hora da refeição, desligue a televisão e o computador ou qualquer aparelho que possa tirar a sua concentração. 
Explorar novos sabores - Getty Images
2. Explorar novos sabores 

Temperos, frutas exóticas, pratos novos. Experimente de tudo! Isso faz com que a dieta saia da rotina e continue fácil de segui-la. De acordo com a nutricionista chefe do Dieta e Saúde, Roberta Stella, em vez de pensar no que você não poderá comer, você deve pensar no que poderá! Novos sabores, texturas e muitos novos alimentos que não fazem parte da sua rotina alimentar poderão ser provados. A especialista afirma que dessa forma o seu paladar será estimulado, testado e você poderá contar sempre com novos alimentos para variar as suas refeições. 
Criar recompensas - Getty Images
3. Criar recompensas 

O sistema de recompensas é como um jogo no qual, quando você atinge o seu objetivo, o seu esforço é valorizado. Com o regime, deve funcionar igual: você estipula várias metas, desde as mais simples e fáceis de alcançar até aquelas mais complicadas que requerem mais esforço e tempo, e ao atingir cada meta você estipula um tipo de recompensa para si mesmo. Um exemplo: quando você perde três quilos, você tem direito a fazer uma massagem corporal ou se dar de presente um jeans novo de tamanho menor. Só lembre-se de escolher presentinhos possíveis e que não vão estourar seu orçamento. "O sistema de recompensas é saudável, mas não recompensas ligadas à comida, senão você corre o risco de colocar tudo a perder", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. O ideal é encaixar na dieta um pouco de tudo. Se você é chocólatra, por exemplo, permita-se um pedaço de chocolate ou de uma sobremesa para matar a vontade.  
Escolher pratos e copos bonitos e reduzir o tamanho deles - Getty Images
4. Escolher pratos e copos bonitos e reduzir o tamanho deles 

Na hora de escolher pratos e copos muita gente acredita que tanto faz o modelo e que o importante é a durabilidade das louças. Entretanto, ao comprar um modelo mais bonito com alguma cor ou estampa da sua preferência, você torna a refeição mais agradável. Além disso, ao utilizar um prato de sobremesa em vez do de tamanho normal ou um copo menor para almoçar ou jantar, você diminui a ingestão de calorias e acaba comendo menos. Ao mesmo tempo, o prato vai aparentar estar cheio e o copo também, isso trará uma grande satisfação e até saciedade, mesmo com uma menor ingestão de alimentos e líquidos. 
Tirar fotos do antes e depois - Getty Images
5. Tirar fotos do antes e depois 

Sabia que as fotos podem ser grandes aliadas na perda de peso? Muitas pessoas costumam se motivar a iniciar uma reeducação alimentar ao se verem fora de forma em fotografias. E, a cada 15 dias, tirar uma foto e ver como anda a transformação do seu corpo pode te motivar ainda mais a continuar com a dieta e com os exercícios físicos. Mas, lembre-se: se você ficar tirando foto todos os dias o efeito pode ser negativo, e você vai sentir que não está perdendo peso. O espaço de 15 dias entre cada foto é fundamental para que você possa observar as mudanças no seu corpo a cada período. Uma boa tática que a especialista Daniela Cyrulin recomenda é: se você já pesou menos algum dia, espalhe pela casa, na porta da geladeira, dos armários da despensa, aquela sua foto com o corpo, que você adora. 
Criar um diário alimentar ou blog  - Getty Images
6. Criar um diário alimentar ou blog 

Escrever o que você anda fazendo e comendo no dia a dia diminui a ansiedade e traz resultados muito positivos para a dieta. No programa alimentar do Dieta e Saúde, comandado pela nutricionista Roberta Stella, os assinantes são estimulados a criarem blogs para compartilhar os desafios e sucessos da sua perda de peso. "Isso cria uma rede de relacionamentos de pessoas que estão focadas em um mesmo objetivo: perde peso, mudar os hábitos e tornar-se uma pessoa mais saudável", explica Roberta.

Um comenta no blog do outro, estimulando, alertando e ajudando os seus companheiros de dieta na sua meta, fazendo do emagrecimento um processo mais estimulante. "Além disso, ao escrever sobre o que você consome ou quanto você malha, dá para verificar onde é que você está errando ou exagerando, contribuindo para uma perda de peso mais rápida", diz a nutricionista. 
Organizar a cozinha de maneira criativa e prática - Getty Images
7. Organizar a cozinha de maneira criativa e prática 

Arrumar a cozinha pode ser divertido e beneficiar (e muito!) a dieta, pois você pode escolher o que deixar à mão - os alimentos saudáveis - e esconder as tentações. Segundo a nutricionista Daniela Cyrulin, o primeiro passo é não ter em casa aquilo que você sabe que é difícil de resistir. E se tiver filhos ou morar com outras pessoas, peça para que guardem esses alimentos num local mais escondido, longe de seu campo de visão. Organize sua despensa e geladeira e deixe em seu campo de visão, os alimentos mais favoráveis a sua dieta. E o mais importante: tenha sempre ingredientes básicos à mão: nozes, frutas secas, frutas, queijos magros, iogurtes, barrinhas, adoçante, leite desnatado, carnes magras, atum em lata (light), arroz integral, grãos e cereais integrais.