quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Farmacêutica elimina 25 kg para correr na Corrida de Reis e se apaixona por esporte

Cansada de ser obesa e ter uma vida sedentária, Isanete Geraldini Costa Bieski, decidiu fazer reeducação alimentar e praticar esporte para participar da Corrida de Reis e diz que nunca mais vai perder uma corrida.

Olá, meu nome é Isanete Geraldini Costa Bieski, tenho 39 anos, casada, mãe de três filhos, farmacêutica, especialista em plantas medicinais, doutoranda em Farmacologia de Produtos Naturais pela Faculdade de Medicina da UFMT, hoje com 75kg, mas em dezembro de 2011 pesava 100kg. Emagreci 25kg através da reeducação alimentar e atividade física e agora sou viciada pelo esporte. Minha história de atitude e determinação já ajudou várias amigas e quero poder ajudar muitas outras pessoas a mudar de vida, ter saúde, disposição e viver melhor.

DECIDI MUDAR QUANDO

Decidi mudar meus hábitos alimentares há um ano, quando meus filhos e marido começaram a me chamar de gorda e tudo me incomodova. Além do peso excessivo para minha altura e idade, não tinha vontade de sair para lugar nenhum, nem ao supermercado. 

Comprar roupas era traumático, não fazia isso há muito tempo. Estava usado as roupas da gravidez e as que minha mãe me dava. Olhar no espelho, então, nem pensar, era frustrante. Ficava muito triste por estar gorda, mas sabendo que só dependia de mim. Só que não tinha força para dar o primeiro passo. 

Foi então que decidi procurar um médico para fazer a cirurgia bariátrica (redução de estômago). E ai é que comia mesmo. Mas nunca perdi a fé e, no dia da minha consulta, o médico me recebeu com a notícia de que não iria mais me operar, ficando o serviço suspenso sem data de reiniciar. Saí feliz do consultório e com a certeza de que Deus não queria que eu fizesse a cirurgia. 

No Natal de 2011, passando a ceia em família, no município de Chapada dos Guimarães, me senti triste porque não tinha roupa que me servia. No dia seguinte, falei para meus familiares e amigos presentes que a partir daquele dia iria mudar de vida. Quando cheguei em Cuiabá enviei um e-mail para meu orientador, que é um grande amigo meu, o professor Domingos Tabajara. Ele já havia me recomendado, juntamente com sua esposa, Ana Maria, que é médica, para que eu não fizesse a cirurgia. Disse que eu havia feito uma cirurgia de redução, mas no cérebro e que iria emagrecer 35kg em 2012. Ele me enviou outro e-mail ressaltando que tinha certeza de que eu conseguiria, pois isso só dependia de mim. Afinal, tinha conseguido muitas outras coisas mais difíceis e que dependia de outras pessoas. 

Esse e-mail foi meu ponto de partida, me deu um gás enorme e por isso sei que a motivação faz muita diferença e por isso temos que buscá-la sempre. Entrei na academia e marquei uma consulta com uma nutróloga para ter alguém para me acompanhar. Meu esposo Silvio e os meus filhos me deram muita força. No primeiro mês, com 6kg a menos, ganhei um buquê de flores do meu esposo.

ENCONTREI APOIO ATRAVÉS DE

Todos os anos, eu via pessoas incríveis disputando a Corrida de Reis e tinha muita vontade de participar, mas não tinha coragem. Quando eu fiz a opção, a primeira coisa que pensei foi não perder mais nenhuma corrida de rua e a de Reis foi só a primeira de muitas que ainda virão. Sempre fui determinada e gosto de desafios, mas com o mestrado concluído, fazendo doutorado e com três filhos, deixei de pensar em mim e foi onde levei um grande susto. Eu percebi que se continuasse no mesmo ritmo acabaria sem tudo e sem todos, então busquei motivação para realizar meu grande sonho: ficar bem comigo e com saúde para poder participar de corridas. A primeira foi a Corrida de Reis de 2013, fui a inscrita de número 643, mas queria ter sido a de número 1. 
Isanete emagrece 25kg através de reeducação alimentar e exercícios (Montagem: Editoria de Arte)

Hoje, tenho um sonho realizado depois de completar 10km em 1h32m. No próximo ano, a meta será reduzir para 1h15m. Quando cheguei no topo da ponte Sergio Motta, me emocionei e comecei a chorar de felicidade por estar no meio daquela multidão. Sedentarismo nunca mais. Após minha primeira participação na corrida de Reis, meu esposo ficou motivado com minha determinação e começou também a fazer caminhada para emagrecer e participar comigo no próximo ano. Meus filhos Leonam, de 13 anos, com 6kg a menos, e Joana Maria, de 10 anos, vão participar da Corrida do Reizinho em 2013.Faço academia há um ano e não quero mais parar, com aeróbica e musculação. Sinto falta dos exercícios nos feriados e nos finais de semana. Por isso, vou correr no Parque Mãe Bonifácio. Também busquei inspiração na minha cunhada Zélia Bieski Araújo e minha sobrinha Natália Araújo, que são exemplo de disciplina, determinação e vida saudável, pois fazem academia há mais de quatro anos. Minha outra vizinha, Manuela Coutinho, que teve filho na mesma época que eu, me incentivou a malhar, pois emagreceu 15 kg dessa forma. Não posso deixar de lembrar da minha secretária e amiga Josylleny Araújo, que prepara meu suco termogênico toda manhã e meu almoço perfeito. Ela também emagreceu vendo minha disciplina e incentivo.

MEU GRANDE DESAFIO

Meu grande objetivo para 2013 é emagrecer 15kg, pois quero voltar ao meu peso de quando casei. Sei que não será fácil, pois o organismo e a idade não ajudam muito, mas a determinação, disciplina, comprometimento e motivação serão meus grandes companheiros. Quando começo a desanimar um pouco, olho para trás e vejo o quanto já sou vitoriosa e sei que só depende de mim. Desse jeito, fica muito mais fácil.

APRENDI E QUERO COMPARTILHAR

Não existe milagre para emagrecer, mas é muito simples. É uma matemática fácil, mas que precisa de determinação, disciplina e motivação, como tudo na vida. Não adianta fazer dieta, emagrecer rápido e voltar a comer tudo o que quer. Eu pensava assim: queria emagrecer sem esforço e por isso não tinha resultados duradouros. Pensava que, emagrecendo, poderia comer tudo o que quisesse e não é assim. A mudança é para sempre comer certo e gastar mais do que ganha, mas isso só vale para a energia corporal, na vida financeira tem que ser o inverso. Às vezes confundimos as coisas. Por isso, é importante ter um acompanhamento de profissionais como nutrólogo, nutricionista e educador físico. Beber muito líquido o dia todo e comer de três em três horas, incluindo legumes, verduras, frutas e alimento integral. Nunca mais deixarei de seguir esse hábito alimentar acompanhado de esporte. Tudo na vida que vem muito fácil não é duradouro, por isso sempre fui pé no chão, muito determinada e com muita força de vontade para conseguir o que quero. E assim estou realizando meus sonhos. Espero sempre ajudar e motivar outras pessoas a buscarem o que eu consegui: emagrecer com saúde, estilo de vida saudável e podendo compartilhar o que vivi.

*Colaborou Robson Tadeu/TV Centro América - Cuiabá/MT